28.8.11

União entre irmãos

No seguimento do estudo sobre o amor, devemos analisar algumas passagens bíblicas que nos conduzem à importância da união entre os irmãos de fé.

Lição IX da revista "Lições da Escola Dominical" de Julho a Setembro de 2011:
Trabalhando lado a lado

Neemias 4:1-9
1 E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus.
2 E falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes -á isso? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?
3 E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra.
4 Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e caia o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e faze com que sejam um despojo, numa terra de cativeiro.
5 E não cubras a sua iniquidade, e não se risque diante de ti o seu pecado, pois que te irritaram defronte dos edificadores.
6 Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.
7 E sucedeu que, ouvindo Sambalate, e Tobias, e os arábios, e os amonitas, e os asdoditas que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo.
8 E ligaram-se entre si todos, para virem atacar Jerusalém e para os desviarem do seu intento.  
9 Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.

Estudo sobre a passagem: m.youversion.com



É necessário haver cooperação no objectivo de engrandecer a obra do Senhor. Assim tem de funcionar a Igreja - cada membro tem de participar - um só não pode fazer tudo. Cada um deve ter uma tarefa específica, um papel na Igreja.

Neemias 3:2 e 10
2 E, junto a ele, edificaram os homens de Jericó; também, ao seu lado, edificou Zacur, filho de Inri.
10 E, ao seu lado, reparou Jedaías, filho de Harumafe, e defronte de sua casa; e, ao seu lado, reparou Hatus, filho de Hasabnéias.  

Cada um construía aquilo que lhe era mais próximo, e com a ajuda de todos o muro foi edificado.

O entusiasmo na construção e crescimento da palavra do Senhor é o que muitas vezes falta na Igreja. Mas se não entendermos o projecto de Deus para a nossa vida, que cada um tem um dom/talento, não vamos pô-los em prática para enaltecer ao Senhor.

Temos sempre os que zombam do nosso trabalho, minimizam o nossos esforço e nos desmotivam. Mas se nos mantivermos unidos conseguimos trabalhar e edificar a obra para exaltar a palavra. É preciso motivação. Se o espírito do Senhor trabalhar em nós, jamais desanimaremos, jamais deixaremos de pregar o evangelho. "Aquele que crê em mim tem a vida eterna". Só assim seremos bem sucedidos.

Filipenses 4:13 
13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Conclusão:
A arma secreta do povo de Deus consiste em permanecermos unidos, porque somos família do Senhor, e conseguimos assim ultrapassar todas as barreiras, enfrentar todos os obstáculos. Por isso, temos de participar activamente e fazer a obra que Deus coloca nas nossas mãos.

Salmos 133
1 Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
3 Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário