18.8.11

Obediência

O tema do culto de hoje foi a obediência. A irmã Sónia apresentou-nos uma série de passagens bíblicas do Novo Testamento que nos orientam para a conduta que devemos adoptar na nossa relação com Deus. Será a obediência um pré-requisito para a salvação? Será possível sermos salvos sem obedecermos à palavra de Deus? Comecemos por analisar as escrituras referentes ao tempo de Jesus.

Actos 6:7
7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.


Mais, fala o Senhor na sua palavra, da necessidade da comunhão com Deus para podermos frutificar enquanto Seus filhos. Será que podemos ter Jesus como o nosso Salvador e não como o nosso Senhor? Se aceitamos Jesus como nosso Salvador certamente teremos de obedecer aos seus ensinamentos e permitir que frutifiquem nas nossas vidas para que possamos realmente ser salvos, pois a verdadeira salvação não vem apenas da crença, mas também da obediência.

João 15:1-8
1 EU SOU a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
4 Estai em mim, e eu em vós como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós as varas, quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

Deus mostra-nos também as qualidades que devemos promover nas nossas vidas. Se o Espírito Santo estiver connosco, teremos estas manifestações nas nossas vidas.

Gálatas 5:22-23
22 Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 Contra estas coisas não há lei.

Voltando ainda à questão da relação entre a salvação e da obediência, Deus nunca disse que a salvação era um caminho fácil de percorrer.

Mateus 7:13-14
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Porém, a palavra é também bem clara quanto à veracidade dos sentimentos, a relação entre aquilo que demonstramos perante Deus e aquilo que realmente sentimos. Podemos achar que temos a salvação porque frequentamos a igreja regularmente, porque fazemos as obras, mas está no nosso coração e na nossa conduta a resposta para a nossa salvação.

Mateus 7:21
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Porque qualquer um de nós não pode esperar a salvação pelas obras, pela regularidade com que vamos à igreja, pelas ofertas, se o fazemos com o único interesse de obter a salvação.

Efésios 2:8-10
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Das muitas dúvidas que nos surgem no estudo da palavra do Senhor, sempre se destaca a semelhança entre fé e crença. Para ter fé, certamente tenho de crer. Então concluímos que a fé embarca a crença. Mas a fé vai mais além da crença, compreende acção.

João 12:42-43
42 Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
43 Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

Daí ser tão importante o testemunho, a coragem de admitir e se orgulhar perante qualquer pessoa o nosso amor e devoção por Deus.

Mateus 10:32-33
32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai que está nos céus.

Hebreus 5:9
9 E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.

Se tivermos fé, vamos agir de acordo com os ensinamentos de Deus. A fé vai manifestar-se em nós espontâneamente. 

Hebreus 11:8
8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu sem saber para onde ia.

Pela obediência e pedindo ajuda em oração teremos o discernimento para nos elevarmos pelo que é correcto e justo.

II Coríntios 10:5
5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo. 

Jesus alertou-nos que há um caminho a percorrer, que a jornada não é facil, e que temos de segui-lo. É necessário "nascer de novo": alterar as nossas vidas, os nossos hábitos, obedecer à palavra do Senhor, dar o nosso testemunho e pedir ajuda ao Espírito Santo para que nos ilumine e guie.

I Pedro 1:2
2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas. 

Compreendemos então que o versículo 8 do capítulo 5 de Hebreus é ainda mais importante do que o versículo 9, que lemos mais acima. Mesmo Jesus, que era Deus, aprendeu a obediência ao seu Pai, e só dessa forma pode salvar o mundo.

Hebreus 5:8
8 Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. 

Assim, se a nossa fé não se manifestar nas nossas vidas através dos actos, das obras, é uma fé que não existe verdadeiramente, que nos convencemos ter.

Tiago 2:17
17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 

Temos de crer no evangelho, mas temos também de obedecer aos seus ensinamentos. Devemos negar-nos a nós próprios e seguir a Jesus.

Lucas 9:23-24
23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. 

Devemos auto-examinar-mo-nos, perguntar-nos que utilidade tem a nossa vida para Deus. Pois se a nossa vida não frutificar a palavra de Deus, que utilidade temos? E consoante os nossos frutos, Deus nos conhecerá.

Mateus 7:16-18
16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
 

O nosso testemunho tem de ser feito com amor, espontaneamente, pois se for feito por obrigação, com o intuito de obter a salvação, não terá valor para Deus. Temos de buscar a Deus para que possamos verdadeiramente nascer novamente.
João 3:2-6
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos : Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

1 comentário: