24.8.11

Amor

No culto de hoje estudámos a importância do amor.

João 3:16
16 Porque Deus amou o Mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.






I Coríntios 13
1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda, que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
4 A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece,
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 a caridade nunca falha: mas havendo profecias, serão aniquiladas: havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, descorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três, mas a maior destas é a caridade.

Deus nos chama para amar. Este chamado está tão claro quanto qualquer chamado de Deus nas Escrituras. Não somente somos ordenados a amar a Deus (Deuteronômio 6.5), nosso próximo e a nós mesmos (Levíticos 19.18), como também a nosso irmão (1 João 4.21) e a nosso inimigo (Mateus 5.43-45). Estes mandamentos levam-nos a saber que o amor tem a ver com o coração, com a alma e com as forças. Tem a ver com deixar de lado os rancores e o desejo de vingança. Tem a ver com orar por aqueles que tentaram ou tiveram sucesso em nos prejudicar. Tem a ver com servir àqueles em necessidade. 

Amar não é fácil. Amar uns aos outros é tão difícil que as Escrituras ensinam que, sem a intervenção de Deus, nós não podemos amar (1 João 4.7, 8, 19). Quando o empurrão vem para nos impulsionar, o amor pode se parecer com isso: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber." (Provérbios 25.21, NVI)

Eu não sei como!

 
Às vezes, quando estamos cansados de tentar entender como amar alguém, nós desistimos do trabalho duro e procuramos uma resposta simples. Poderíamos pensar, "Amar significa dar um presente", "Amor significa esconder meu desejo", ou "Amar significa deixá-los adquirirem e fazerem o que eles querem". E enquanto o amor possa compreender quaisquer dessas ações no lugar e no tempo certo, as definições simples não definirão de fato o que ele é. Não é amor deixar uma criança fazer o que ela quer, quando ela deseja brincar no meio de uma estrada ou no meio de um campo minado. Não é amor esconder o desejo religioso de seu coração de seu cônjuge ou de seus amigos. Não é amor simplesmente dar um presente quando o que a outra pessoa mais precisa é falar e ser ouvida.
Eu não desejo fazer!
            O que podemos fazer naqueles momentos em que simplesmente não desejamos amar? Primeiramente, dobre seus joelhos e busque a Deus em oração. Conte para ele o que você está sentindo e o que gostaria de sentir. Fale para ele o que você está pensando e o que gostaria de pensar. Esteja em silêncio e ouça o que ele tem a lhe dizer. Jejue.
Fixe sua mente nas Escrituras onde Deus revela o seu amor. Lembre-se que, quando ainda éramos inimigos de Deus, ele nos amou de tal maneira que deu o filho primogênito para morrer em nosso lugar. O amor de Deus quebrou nossa inimizade com ele. Ele proveu um meio para fazer nosso pecado desaparecer. Se fôssemos procurar aquele pecado que desapareceu no mais profundo e escuro abismo deste universo, não o acharíamos - mas encontraríamos a presença de nosso Deus vivo e amoroso. Nossa vida agora está nele. Por causa disso, nós podemos amar! Aleluia.
Pondere em 1 João. Leia a carta inteira. Diminua a velocidade da leitura toda vez que você vir as palavras amor, luz ou ódio. Pense em cada relacionamento que o Senhor lhe concedeu. Contemple o quanto Deus lhe ama. Explore o quanto você ama a Deus. Pergunte: "Eu estou me enganando sobre o amor que eu tenho para Deus? Eu estou pronto a mostrar esse amor em meus relacionamentos?
As pessoas na igreja podem ser más
Esta é uma triste verdade. Paulo sabia que as pessoas que estão na igreja podem ser más. Esta carta menciona alguns dos meios pelos quais as pessoas em Corinto eram indelicadas. Elas estavam dispostas a usar de forma errada coisas espirituais e fortalecer a divisão e as contentas que existiam. A vida delas em comunidade não deveria ser assim. Deveria ser marcada pelo amor. Mas, infelizmente, isso não estava acontecendo.
Saiba você que as pessoas na igreja podem ser más. Elas podem ferir umas às outras com palavras. Elas podem conspirar para controlar uma reunião de membros. Podem explorar os medos que você compartilhou em confiança. Podem trazer comida que você não gosta nas refeições de companheirismo (de propósito). Podem usar de forma errônea os dons que Deus lhes deu para tentar excluir sua participação da vida da igreja. Em resumo, elas podem se tornar seus inimigos.
Todavia, seja com seus irmãos em Cristo ou com seus inimigos, você é chamado por Deus para amá-los. Sim, eles também são chamados por Deus para amar você; porém, você não tem nenhum controle sobre o relacionamento deles com Deus e sobre a obediência deles ao chamado dele. Entretanto, você tem total controle sobre o seu relacionamento com Deus e a sua resposta ao que ele lhe pediu; sendo assim, eu o incito: Ame-os sem levar em conta a resposta deles.
Talvez você possa pensar que isto significa que você precisa ter "sangue de barata" ou se tornar capacho para as pessoas pisarem em cima de você. Este não é o caso. Porém, o amor que Deus pôs em sua vida é grande, e aqueles que são os recipientes deste amor deveriam saber que são amados.

Como é o amor?

            Nosso mundo deseja uma definição de amor que seja suave e vaga. Nossa sociedade não quer ver a face do amor de Deus. Às vezes, até mesmo os cristãos preferem uma linguagem morna, suave e vaga que recusa pôr uma moldura dura no amor.
Paulo não deixou a igreja em Corinto sem uma definição da natureza e forma do amor que Deus concedeu ao mundo - o amor para o qual ele nos chama.
"O amor é paciente". O Espírito de Deus nos ajuda a responder as provocações sem murmurações. Será que posso realmente amar a Deus e ser impaciente?
"O amor é benigno". O Espírito de Deus nos ajuda a sermos gentis, amáveis, corteses e benevolentes. Será que realmente posso amar a Deus e ser rude e grosseiro?
"O amor não é ciumento". O Espírito de Deus me ajudará a regozijar quando os outros tiverem melhores bênçãos no campo físico, mental, espiritual ou material. Posso amar a Deus e ser ciumento?
"O amor não se vangloria". O Espírito de Deus me protegerá de pensar sobre mim mesmo mais do que convêm. Posso amar a Deus e me vangloriar?
"O amor não é arrogante". O Espírito de Deus nos recorda que devemos dar glórias a Deus por qualquer coisa que deveríamos estimar sobre nós mesmos. Posso amar a Deus e ser arrogante?
"O amor não se conduz inconvenientemente". O Espírito de Deus nos encoraja a vivermos de forma digna, que traga glórias ao nome de Deus. Posso realmente amar a Deus e agir de forma que envergonhe seu nome?
"O amor não busca seus próprios interesses". O Espírito de Deus faz-nos cônscios das necessidades dos outros e guia-nos para a ação. Posso realmente amar a Deus e colocar meus desejos em primeiro plano?
"O amor não se exaspera". O Espírito de Deus nos dá autocontrole. Posso realmente amar a Deus e deixar que outros me irritem a ponto de eu perder meu controle?
"O amor não guarda rancor". O Espírito de Deus nos lembra do gracioso perdão de Deus. Posso realmente amar a Deus e guardar (mesmo mentalmente) rancor de outras pessoas?
"O amor não se alegra com a injustiça mas se regozija com a verdade". O Espírito de Deus produz alegria nas coisas de Deus. Posso realmente amar a Deus e secretamente aplaudir quando meu inimigo ou desafeto sofre algum dano? Posso realmente amar a Deus e gostar do pecado?
Amar de fato e de verdade

            Eu encorajo você a continuar ponderando no amor que Deus nos chamou a ter. Caminhe com Deus e você aprenderá a amar. "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." (1 João 3.18)

Citação de: portalbatista.org.br



Mateus 5:38-48
38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 E ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te o vestido, larga-lhe também a capa;
41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo.
44 Eu, porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bem-dizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;
45 Para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão havereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 E, se saudares unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Jesus veio com uma nova maneira de pensar, contrariando a máxima da vingança,  "olho por olho, dente por dente". E ele não fez distinção entre pessoas porque ama a todos da mesma maneira. Todos somos filhos de Deus, mas estamos separados da sua glória pelo pecado.

Estudo sobre a passagem: acoluna.org.br

Romanos 5:8
8 Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Deus nos amou tanto que enviou Jesus para morrer pelos nossos pecados, para nos garantir a vida eterna. Isso demonstra o seu amor incondicional por nós - um amor que não olha aos nossos defeitos ou erros. Deus deu a mesma oportunidade a todos de ter a vida eterna. Mais, ensinou-nos a amar mesmo aqueles que nos aborrecem. Esse é o grande desafio - "Amai os vossos próprios inimigos".

João 3:16
16 Porque Deus amou o Mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Versículos de apoio:

Romanos 6:23
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Hebreus 12:2
2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé

Romanos 5:8
8 Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Génesis 3:15
15 E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

2 comentários: